domingo, 25 de julho de 2010

Cordão de filé mignon com provolone e stufato giallo



Pra fazer essa maravilha da natureza, você vai precisar de:


1 Kg de cordão de filé mignon
5 dentes de alho
2 cebolas
2 pimentas vermelhas pequenas frescas
500g de provolone
1 copinho pequeno de champingnon
1 Batata-brava (cenoura-branca/mandioca-salsa) média por pessoa
1/4 de pimentão amarelo cortado em tiras finas
Açafrão
Alecrim
Cominho
Ervas finas
Pimenta Jamaica
1 laranja
150 ml de vinho tinto seco

Preparando a carne:
Faça uma vinha d'alhos com o vinho, os 5 dentes de alho espremidos e uma cebola ralada. Coloque também uma colher de chá cheia de cominho, uma colher rasa de sopa de alecrim, uma colher rasa de sopa de ervas finas, duas colheres de sopa de sal e o suco de um limão. Misture bem.
Pra fazer essa receita eu usei um vinho Doña Dominga, um Syrah chileno de 25 reais muito sincero, acastanhado, bem seco. Combinou deveras com a carne, devo dizer.
Pegue os pedaços de carne e elimine somente o excesso de gordura, pois a gordura ajuda a deixar a carne macia e saborosa. Corte o provolone em tiras e coloque por cima do filé, enrolando em seguida. Use palitos de dente para segurar o rolinho. Antes de enrolar, é interessante que você coloque um pouco da vinha d'alhos na parte que virá a ser a parte interna do rolinho; ajuda a temperar.


Enrole vários e coloque num tabuleiro coberto com papel alumínio, molhando bem com o tempero. Deixe marinar, virando de 20 em 20 minutos, por 1h20min aprox.
Cubra a assadeira com papel alumínio bem apertado e leve ao forno médio-alto por 40 minutos.
Retire o tabuleiro, descubra o papel alumínio e vire os rolinhos. Cuidado com o vapor, pelo amor de Deus. À essa altura, vc já deve ter tomado pelo menos metade da garrafa de vinho, sabe como é...
Volte o tabuleiro pro forno e deixe lá por mais uns 20 minutos, só pra tostar. Como cada forno é um caso, use o seu bom senso.

Preparando o stufato:
Cozinhe as batatas-bravas até ficarem macias e despele-as; corte em rodelas. Reserve.
Lamine os champingnons. Reserve.
Corte uma cebola em pedaços pequenos e junte na panela com um pouco de azeite, uma colher de chá de sal, os pimentões em tiras finas e uma colher rasa de sopa de açafrão. Não esquecer das duas pimentas frescas. Eu tenho um pé de pimenta em casa, peguei de lá. Refogue. Quando a cebola começar a murchar, junte o suco de uma laranja e mexa bem, abaixando o fogo, deixando apurar um pouquinho. Junte o champingnon e a batata, mexa um pouco. Adicione meio copo de água e deixe cozinhar em fogo baixíssimo. Quando a água secar e a consistência estiver cremosa, firme, está pronto. Use sal a gosto, pois é um prato que tende a ficar agridoce, pela laranja.

Coma e seja feliz.




Um comentário: